domingo, 12 de julho de 2009

O "tal de" ENSINO MÉDIO INOVADOR

OLÁ PESSOAL!

Visando uma reforma bastante significante na sua metodologia de ensino atual, uma comissão de professores do CAp está preparando um projeto para ser enviado ao MEC, juntamente com propostas de demais escolas públicas de TODO O BRASIL. A mais criativa e/ou adequada será escolhida, liberando assim verba para que o que foi planejado seja realizado.
Talvez essa seja a última chance de mudarmos nossa rotina e nossa vida escolar, afinal o colégio finalmente está abrindo espaço para trabalharmos juntos. A CACA trouxe a vocês estas informações, para que a partir daqui surjam opiniões, críticas, e sugestões que deixem este projeto com a nossa cara... AGORA É A HORA de usarmos toda nossa indignação com a situação atual do colégio para construir um ENSINO MÉDIO INOVADOR.




PROPOSTAS PRINCIPAIS

  1. SEMESTRALIDADE: o ensino médio não seria composto por três anos letivos, e sim seis semestres (como acontece na faculdade). Se o aluno não obteve resultados suficientes para a aprovação, terá que repetir apenas o semestre, e não o ano todo;

  2. DESENVOLVIMENTO DA LEITURA: o professor trabalharia um pouco mais o desenvolvimento da capacidade de leitura de textos, gráficos e imagens, visando modificar a visão "chata" que muitos de nós possuímos sobre o que é lido em aula;

  3. PROJETO UCA (Um Computador por Aluno): cada aluno receberia um laptop com uma programação diferenciada, chamado XO. Seu uso funcionaria como o dos livros didáticos: nos pertencem o ano todo, levamos para casa, e temos a responsabilidade de devolvê-los inteiros ao término do ano. Ajuda na inclusão digital, facilidade de comunicação professor-aluno e é também ecológico;

  4. DISCIPLINAS ELETIVAS: a grade curricular seria composta por 80% de disciplinas obrigatórias e 20% disciplinas optativas, escolhidas de acordo com o interesse de cada um de nós. Ex.: já temos aula de matemática e literatura, mas podemos escolher se vamos ter aula de MATEMÁTICA FINANCEIRA e/ou HISTÓRIA DA LITERATURA (nomes fictícios);

  5. INTERDISCIPLINARIDADE: muitas vezes acabamos aprendendo o mesmo conteúdo em duas ou mais matérias diferentes, sem sermos instigados a estabelecer relação alguma e tornando as aulas repetitivas. A proposta seria que os professores entrassem juntos em sala de aula, e o assunto fosse explicado por inteiro, relacionando as diferentes disciplinas que o abrangem;

  6. PROJETOS DE PESQUISA: um resgate ao PROJETO AMORA. O aluno escolheria um assunto amplo e de seu interesse, e a partir de uma PERGUNTA INICIAL começaria a pesquisar sobre isso, afim de montar um projeto que ao término do prazo estipulado seria apresentado a todos colegas de série.

  7. "OFICINAS": seriam oferecidas espécies de oficinas - opcionais- , visando uma formação também cultural dos alunos. Ex.: "oficina de culinária", "oficina de pintura" (a escolha vem das aptidões de cada um).


P.s.: vale lembrar que este é um PROJETO-PILOTO, e que mesmo depois de implantado, se implantado, estará sujeito a ajustes.

E ENTÃO, COMO CADA UM DE NÓS QUER APRENDER DAQUI PRA FRENTE? QUE TIPO DE CIDADÃOS UMA ESCOLA DEVE FORMAR?

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE!

Beijos,
Luísa Chini - Presidente da CACA
turma 101

5 comentários:

  1. Acho que essa oportunidade que estamos tendo é atende finalmente ao nosso desejo de construir o colégio com a nossa cara e com os nossos valores.

    Eu gosto especialmente da idéia das disciplinas eletivas, já que como vou pra área das humanas, me ralo no colégio ultimamente. To 'aprendendo' milhões de coisas que não vão me servir pra nada!

    Os projetos de pesquisa também acho uma saída EXCELENTE para a atual monotonia que são as aulas... além do que podemos nos aprofundar em questões que gostamos.

    Se tiver mais oportunidades, também vou brigar com o colégio pra que haja um equilibrio entre as matérias, e que não haja uma prioridade pra nenhuma!

    abraços e beijos

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  2. Isso aí de "brigar" pelo equilibrio entre as matérias eu dou o maior apoio, maior injustiça isso que fazem! Prejudica quem gosta das matérias que temos menos carga horario, po.

    Eu já gosto muito mais das exatas então não me encomodo muito,haha >)
    Mas a ideia das disciplinas eletivas eu adoro, são a minha cara! Dá mais liberdade e consequentemente acaba sendo uma motivação pra irmos pra aula porque a gente vai tá aprendendo não só o que nos mandam mas o que a gente quer e gosta ! :)

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  3. Acho que os alunos se interessaram bastante pelo projeto, pelo menos lá na 103 ^^. Tinha muita coisa que estava acontecendo longe dos nossos olhos, que a ficavamos sabendo só pelos profesores mas nao faziamos nada, até porque nada era confirmado. Agora que a gente sabe, vamos lutar pelo que vai ser melhor pra cada um de nós e para a escola! :P

    Douglas Alegre, 103

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  4. Po legal ai meu... que bom saber que pelo menos algumas pessoas estão querendo melhorar as coisas.

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  5. Acabei de entra aqui e to achando bem interessante a proposta, acho que as disciplinas tinham que trabalhar mais a preparação do aluno como cidadão e individuo. Chega de estuda so pra passa no vestibular e esqueçe tudo depois. Com certeza de 60 a 70% do que é estudado vai se esquecido pelos alunos mais tarde assim que passarem em qualquer vestibular sendo da UFRGS ou nao. Acho q o que ta faltando, e nao só no cap mas no ensino em geral, é a falta de atualizaçao. Essa mudança no ensino medio ja deveria te ocorrido a muito tempo finalmente ela começou. Espero q ela nao fique so no papel e que venha a se concretizada de verdade. A vontade dos alunos tem que se mais levada a serio e mais estudada, afinal, a escola é pra gente e nao pra quem ensina! O que muita gente esquece é que o colegio é primeiro feito por alunos e depois, muito depois por professores e funcionarios!

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