Pauta:
01. Expediente;
02. Solicitação de avaliação para progressão funcional – prof. João Vicente Silva Souza;
03. Resultado da avaliação para progressão funcional – prof. Luiz Davi Mazzei;
04. Solicitação de prorrogações de Afastamentos no País – Deptº Comunicação;
05. Servidores do CAp;
06. Programa de Educação Continuada;
07. NELI;
08. Homenagem aos formandos;
09. 1ª Mostra de Monitoria do CAp;
10. Solenidade de encerramento do Ensino Fundamental;
11. Atos disciplinares;
12. Intercâmbio Instituto Goethe;
13. Assuntos Gerais.
01. O Diretor informou:
ð O número de candidatos inscritos para o sorteio das vagas: 1643, sendo 561 inscritos para 20 vagas de 5ª série do Ensino Fundamental; 517 inscritos para 15 vagas de 1ª série do Ensino Fundamental, 502 inscritos para 20 vagas de 7ª série de Ensino Fundamental e 63 inscritos para 15 vagas de 1º ano do Ensino Médio, EJA. O sorteio será realizado no dia 18/11, às 13h.
ð Foi editado o livro “Diversificando em Química – Propostas de Enriquecimento Curricular”, de vários autores, com a colaboração da ex-professora Claudete Reichelt Ely e participação do professor Edson Luiz Lindner. Foi doado um exemplar à Biblioteca;
Outros informes:
ð O professor Ítalo Modesto Dutra fez um relato da reunião com o Reitor da UFRGS e representantes do Movimento dos Sem Terra para tratar sobre o projeto Escolas Itinerantes. Esclareceu que as negociações estão avançadas. Este projeto tem articulação política com o Governo Estadual e com a Deputada Federal Maria do Rosário. O projeto prevê um curso de formação de professores.
ð A professora Mônica Baptista Pereira Estrázulas informou que no dia 27/11, às 10h, haverá a entrega dos certificados de participação no 4º Salão UFRGS Jovem, no Salão de Atos II.
ð A COPAME informou que, tendo em vista a não realização da Mostra Artística este ano, o Departamento de Expressão e Movimento elaborou o projeto Música e Movimento – Diversidades, prevendo mostras das oficinas de extensão desenvolvidas no Departamento. O evento será realizado no dia 30/11, no Salão de Atos II, às 19h. Todos foram convidados para o evento.
ð A professora Karen Elisabete Rosa Nodari apresentou o folder sobre a Semana da Consciência Negra, a ser realizada de 16 a 20/11, contendo a programação das atividades previstas.
02. O Chefe do Departamento de Expressão e Movimento encaminhou solicitação de avaliação para fins de progressão funcional do professor João Vicente Silva Souza, de D301 para D401. A Comissão de Avaliação será formada pelos professores João Luiz Alexandre, Mônica Baptista Pereira Estrázulas e Edson Luiz Lindner, sob a Presidência do primeiro.
03. O professor João Luiz Alexandre encaminhou o resultado da avaliação para fins de progressão funcional do professor Luiz Davi Mazzei, de D-302 para D-303, tendo sido aprovado. O Conselho homologou o resultado da avaliação do referido professor.
04. A Chefe do Departamento de Comunicação encaminhou as solicitações de prorrogação de afastamentos no País, por mais um ano, das professoras: Rosália Procasko Lacerda, para Doutorado, de 02/03/2010 a 01/03/2011; Maíra Barberena de Mello, para Mestrado, de 01/03/2010 a 28/02/2011 e professora Ivana Kátia de Souza Ferreira, para Mestrado, de 09/03/2010 a 08/03/2011. O Conselho homologou as solicitações de prorrogação de afastamentos encaminhadas pelo Departamento de Comunicação.
05. O Diretor informou que foi convocada uma reunião com os servidores técnico-administrativos para tratar, entre outras questões, de assuntos relacionados ao desempenho funcional, tendo em vista as situações relatadas pela Representante dos servidores técnicos, Sandra Mara Kischeloski na última reunião do Conselho. Naquela oportunidade, a Direção havia solicitado aos Chefes de Departamento que encaminhassem por escrito um relatório indicando os serviços que precisam ser melhorados no Colégio. O Departamento de Expressão e Movimento entregou o relatório ao professor Edson Luiz Lindner. Acerca dos problemas verificados na Portaria, a Direção registrou que não houve denúncia formal dos terceirizados e que o assunto foi levado à Coordenadoria da UFRGS. No que diz respeito ao almoço organizado pelo pessoal da segurança, a Direção não vê impedimentos, desde que o setor não fique descoberto e que haja compensação de horários. A professora Marlusa Benedetti da Rosa registrou que os professores estão tendo dificuldades de cumprir as normas em função de questões relacionadas ao SAE. Os alunos estão entrando nas salas de aula sem o uniforme e fora do horário permitido. Indagou a posição da Escola sobre essa questão, registrando que há regras a serem cumpridas e que alguma intervenção deve ser feita neste momento. A Direção propôs uma reunião com os Chefes no próximo dia 18/11, ocasião em que os Departamentos devem entregar os relatórios solicitados. A professora Ingrid Kuchenbecker Broch trouxe a preocupação do Departamento de Comunicação quanto aos imprevistos ocorridos no dia anterior. Perguntou quem deve responder quando acontecem problemas nos eventos organizados pela Escola. A Direção esclareceu que o Departamento que organiza o evento deve responder pelos problemas eventualmente verificados. A professora Karen Elisabete Rosa Nodari registrou que não ficam muito claras as competências de cada servidor e que seria interessante ter um rol das atividades que cada servidor desempenha. Será encaminhado ao NOPE um relatório da Gerência Administrativa, contendo todas as atividades desempenhadas pelos servidores técnicos em seus respectivos setores administrativos.
06. O Coordenador da COMEN se reportou ao Programa de Educação Continuada, projeto de extensão do CAp que possibilita a formação continuada de professores, com atuação junto aos alunos em sala de aula, participação em reuniões de área, grupos de trabalho, sob a orientação de docentes da Escola. Esse programa tem ficado a cargo de um coordenador ou de um Departamento. O participante, ao final do curso, recebe um certificado de extensão. O professor Ítalo Modesdo Dutra sugeriu que o Programa deixe de ser coordenado apenas por um servidor docente de um Departamento específico, transformando-se em curso de aperfeiçoamento em 2010, sob a coordenação da COMEN. A Comissão de Ensino acredita que o Programa de Educação Continuada deva ser institucionalizado. Após considerações a respeito, os conselheiros homologaram a sugestão da COMEN.
07. A Chefe do Departamento de Comunicação registrou o interesse da área de Línguas Estrangeiras em oferecer um Centro de Línguas no Colégio, em parceria com o NELI. De acordo com a Coordenação do Núcleo de Extensão de Línguas Estrangeiras da UFRGS, é possível abrir uma extensão do NELE na Escola, esclareceu a professora. A base do programa é no Instituto de Letras e a parceria já está efetivada na Faculdade de Direito. As negociações estão na fase inicial, acrescentou. Também informou que os professores substitutos poderão atuar no programa fora das suas cargas horárias no CAp. A professora solicitou autorização para continuar as negociações com o NELE, tendo a aprovação do Conselho.
08. A professora Karen Elisabete Rosa Nodari registrou que o professor Fábio José Parise e a COPAME sugeriram homenagear com uma lembrança aqueles alunos que estão na Escola desde a 1ª série do Ensino Fundamental e que se formam no final do ano. São 13 alunos que ingressaram na Alfa I e que permanecem no Colégio. A professora Marlusa Benedetti da Rosa questionou se essa homenagem não seria injusta com o grupo todo, pois é preciso averiguar se eles não foram reprovados ou não tiveram notas ruins ao longo do período de permanência na Escola. Da mesma forma, muitos alunos entraram em outras séries e se destacaram. O professor Ítalo Modesto Dutra sugeriu uma homenagem acadêmica, por merecimento, na solenidade de encerramento do Ensino Médio. A professora Lúcia Couto Terra registrou que considera importante marcar com uma lembrança, que poderia ser uma caneta do CAp, aqueles alunos que estiveram na Escola desde o início da vida escolar. O professor Edson Luiz Lindner acrescentou que seria uma maneira de distinguir, não de premiar. Para homenagear os alunos que mais se destacaram, poderia ser criada uma placa de láurea acadêmica, complementou o Diretor. Após discussão a respeito, colocou-se em votação a proposta da professora Karen Nodari, sendo que, por unanimidade, os conselheiros aprovaram a homenagem àqueles alunos que estão na Escola desde a Alfa I. Colocou-se em votação se a homenagem deveria ser realizada na solenidade de encerramento do Ensino Médio. Por 7 votos contrários, 4 a favor e 03 abstenções, foi decidido que a homenagem acontecerá fora da formatura. Os detalhes sobre a láurea acadêmica serão elaborados pela COMEN. A Direção solicitou aos Chefes que levem aos Departamentos o assunto e tragam sugestões de critérios para a próxima reunião do Conselho.
09. O professor Ítalo Modesto Dutra registrou que em 2009 foi instituído o Programa de Monitoria Acadêmica. Através desse programa, foram selecionados 21 monitores para atuarem em todas as áreas dos Departamentos do CAp, sob a Coordenação do professor Henry Daniel Lorencena Souza. A COMEN propos realizar, no dia 09/12 à tarde, a 1ª Mostra de Monitoria Acadêmica, com o objetivo de marcar a atuação desses monitores no período em que atuaram no Colégio. O evento prevê uma mostra de posters dos alunos e apresentações de trabalhos, com a participação dos professores orientadores. As inscrições serão realizadas através de folders. Após considerações, foi aprovada a proposta da COMEN.
10. A Direção comunicou que em reunião com os pais e professores dos alunos das 8ªs séries do Ensino Fundamental, avaliando as dificuldades encontradas e os problemas ocorridos na formatura do ano passado, optou-se em realizar uma solenidade de encerramento do Ensino Fundamental de forma simplificada, no dias 17/12, com início às 19h e término às 19h30, com o hino, leitura da ata, uma fala curta da Direção e o hino Riograndense. A festa será realizada fora da Escola. Irá bilhete para os pais dos alunos informando a programação, esclareceu o Diretor.
11. A professora Karen Elisabete Rosa Nodari informou que esteve na Procuradoria da UFRGS para buscar esclarecimentos sobre ocorrências disciplinares na Escola. Foi-lhe esclarecido que a Portaria nº 007/2004, do CEPE, delibera sobre ações e atos disciplinares na Universidade. Para o encaminhamento de quaisquer atos disciplinares, deve ser aberto processo, devidamente documentado. É preciso fazer uma sindicância para apurar fatos como furtos, com a advertência formal coletiva. A Procuradoria sugere que seja formalizada a ocorrência, com ata, processo, resoluções e documentos relatando os fatos para conduzir o ato disciplinar e ser instaurada a sindicância.
12. A professora Ingrid Kuchenbecker Broch informou os nomes das alunas selecionadas para o intercâmbio com o Instituto Goethe, na Alemanha: Camila Rosa da Mata, da turma 92 e Freya Neander Souza de Souza, da turma 93. A documentação foi encaminhada para São Paulo, mas ainda não veio a resposta, esclareceu a professora. O Conselho homologou o resultado da seleção para o intercâmbio das alunas na Alemanha.
13. Assuntos Gerais:
a) A professora Karen Elisabete Rosa Nodari encaminhou, para inserção na agenda 2011, dados sobre a Semana da Consciência Negra, a ser realizada na terceira semana de novembro. A Diretora da COPAME solicitou a inclusão na agenda das reuniões da COPAME. A Direção aproveitou para solicitar aos Departamentos o encaminhamento de datas de eventos e atividades até o dia 20/11, para que sejam incluídas na agenda 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário