Olá pessoas que habitam um certo colégio no Campus do Vale.
Como todos bem sentimos na pele, a frequência das atividades culturais/diferenciadas vêm diminuindo gradativamente com o tempo em nossa querida instituição de ensino. Sei que não preciso nem enumerar o que andamos perdendo por aí, e nem tenho o interesse em começar a famosa discussão: "A falta de interesse é dos alunos ou dos professores?"
Bueno, vamos direto ao ponto. Quando percebemos isso, nós da CACA, apoiados por alguns alunos, decidimos reformular o projeto do CAp IN SHOW. Esta foi, inclusive, uma das propostas divulgadas na eleição da chapa para este ano de 2010.
- Esclarecendo: o CAP IN SHOW é um festival de bandas que ocorre no colégio há um bom tempo, e tem registros de vínculos com a CACA desde 1998. Nos anos anteriores a este o projeto infelizmente acabou se perdendo entre um rei&rainha e outro...
Reformulamos o regimento e fomos atrás do consentimento da direção. Em um primeiro momento a proposta foi exposta em Conselho de Unidade* e repassada para a comissão de eventos representada pelo professor Marlon. Este último nos auxiliou com a data, os horários e nos ofereceu uma banda para o show de abertura...
Tendo tudo isso (e mais um pouco) encaminhado, fomos estranhamente chamados para novamente apresentar a proposta ao conselho. Na mesma semana fomos procurados por diferentes representantes da área de música, que além de terem alegado que fizeram pesquisa de opinião com os alunos sobre o festival, e ninguem se interessou, expuseram um projeto (para novembro) elaborado por eles que foi descrito como DIFERENTE deste que bolamos para o dia 16 de julho. Até pediram nosso auxílio...
Ficamos um tanto confusos com a situação, e a expusemos para a direção. Novamente fomos bem recebidos, e ouvimos que talvez estivesse ocorrendo uma "confusão" possivelmente gerada pela falta de comunicação.
O engraçado é que hoje tivemos uma surpresa. Mandamos nosso representande no famoso Conselho de Unidade para reapresentar o projeto do festival, e adivinhem? FOMOS VETADOS. Não poderemos usar o nome CAP IN SHOW, pois foi alegado que este é um projeto da área de educação musical (talvez este que está sendo planejado para novembro).
Sim, estamos todos com a cara no chão...
Como podem alegar desinteresse dos alunos pelas atividades culturais, se quando essas podem ter A NOSSA CARA surgem impecilhos do além?
Não fomos impedidos de REALIZAR o projeto, mas sim de UTILIZÁ-LO como CAP IN SHOW. Não podemos levar adiante o nome que se consagrou na história do colégio, e que sentimos falta. Não podemos revitalizá-lo e trazer tudo aquilo que cada um de nós quer de volta... Nosso festival tem de ter menor visibilidade e importância, e funcionar quase no anonimato, pois não é elaborado por professores? Teremos que apresentar apenas os projetos elaborados em sala de aula para que o festival aconteça com o nome correto? Devemos abdicar da troca cultural? Abdicar do nosso direito de lembrar a todos que uma instituição de ensino não se trata apenas de uma distribuidora de conteúdo? Precisamos aceitar que o que um "projeto-fantasma" tenha mais credibilidade do que o que apresentamos? Não foi apresentada nenhuma contra-proposta, fomos apenas substituidos por algo que, ao que parece, existe apenas na imaginação.
Por enquanto é isso, se surgirem mais notícias postaremos aqui.
Seria interessante saber a opinião de vocês, ou alguma sugestão...
Beijos e abraços,
Luísa Chini
mas se é um projeto do colégio, feito para toda a comunidade escolar, especialmente para os alunos, qual a razão de não poder manter o nome que lhe foi destinado e, pelo que parece, já é de notório conhecimento público e estudantil? qual o (real) motivo para não poder se utilizar desta denominação? afinal de contas, os alunos não são a poesia, a força motriz, a alma e, acima de tudo, a vida de qualquer instituição de ensino?
ResponderExcluir"não vou me deixar embrutecer
eu acredito nos meus ideais
podem até maltratar meu coração
que meu espírito
ninguém vai conseguir quebrar"
(um dia perfeito - legião urbana)
fábio parise
seguinte, to pasma! incrível são as mil e uma desculpas que eu ouvi (e agora leio) para justificar a não realização de atividades culturais no CAp. mas, hoje, o que me deixou mais pasma foi o 'roubo' de uma identidade criada por ex alunos, que tentamos a todo custo resgatar. sei que sempre pensamos em não nos curvamos, em manter uma postura que vai de acordo ao que pensamos e a nossos princípios, contudo quando vemos picuinhas atrapalhando nosso caminho creio que devemos passar por cima com mais força ainda.
ResponderExcluirquero que saibam que a CACA tem todo meu apoio pra realizar o CAp in show, até porque lutei durante algumas gestões pra tirar esse projeto do papel; agora, vejo o que realmente importava e porque nunca isso foi adiante!
sei que é uma forma de se rebaixar, mas tendo em vista o desejod e muitos de realizar esse festival de banda (no caso, ex cap in show) eu sugeriria a trocar de nome ou a consultar os alunos atraves de uma votação bem simples sobre o que se fazer. a democracia nos ensina que a maioria prevalece, mas no colégio de aplicação não é bem isso que acontece.
além disso, acho ridiculo tal atitude. temos fotos, registros, dados tudo nos arquivos da CACA pra provar que o CAP in show existiu e faz parte SIM da identidade estudantil dos que passaram pelo aplicação. a minha sugestão vai ali em cima, no mais, se esta questão se agravar, diria pra vocês consultarem pessoas que sairam do CAp a mais tempo e realmente criaram esse evento (na comunidade da CACA no orkut tem a Drica, a Maria Fernanda...)
enfim, peço que não deixem morrer esse projeto! sigam com mais força ainda e mostrem a quem quiser ver o que é de agrado dos alunos.
P.S.: aliás, eu me pergunto pra que serve um festival desses se ex alunos, pessoas de fora não podem assistir? a mim não faz sentido uma festa junina ser assim e um show não... se possivel marcarei presença!
Achei isso uma puta falta de sacanagem.
ResponderExcluirAcho que isso é uma forma da direção "mostrar" o seu poder impedindo que os alunos se expressem(aposto que não ira acontecer nada em novembro). Ao que parece eles pensam assim: "olha só, eles consiguiram fazer algo legal. VAMOS ACABAR COM AQUILO!!". Acho que devemos mante o nome original, e se chamarem quem disse para deixar o nome igual, pode me levar e aposto que vai levar mais um monte de gente pra.